Como aumentar no CTR Google AdSense?

Quem administra um site ou outra plataforma virtual com foco em vendas ou divulgação de anúncios entende que é muito importante ter boas estratégias de marketing, uma das formas de avaliar essa estratégia é através do CTR. Vamos entender o que é e como aumentar o CTR no Google.

Existem várias métricas que podem ajudar a organizar suas estratégias de marketing. Essas métricas geralmente te ajudam a entender como as pessoas estão reagindo às ações que você está colocando em prática.

No geral essas informações são muito importantes, porque não existe uma receita padrão de marketing digital para todos os sites, o que existem são estratégias eficientes que podem fortalecer o seu desempenho.

Entretanto, é importante destacar que você precisa entender como as pessoas reagem às suas estratégias para conseguir tomar boas decisões na sua abordagem. Mas o que é o CTR e como ele impacta suas estratégias de divulgação?

O que é CTR?

Antes mesmo de te ajudar a entender como aumentar o CTR no Google, você precisa entender o que é CTR e como ele funciona.

Conforme brevemente destacado, o CTR é um indicador de performance que serve para te ajudar a entender quantos cliques seus anúncios estão recebendo, mas não apenas isso.

Para avaliar a relevância dos seus anúncios, o CTR é calculado com base no número de cliques que seu anúncio recebe em relação ao número de visualizações do anúncio.

Isso te ajuda a entender qual é o grau de eficiência da estratégia de marketing que você está adotando, e dependendo do caso pode te ajudar a mudar de estratégia para aumentar a eficiência de suas ações.

O cálculo de CTR se dá da seguinte maneira. Você precisa dividir a quantidade de cliques pela quantidade de visualizações do anúncio. Dessa forma, se você tiver um total de 100 visualizações e receber um clique, o seu CTR é de 1%.

Qual é o CTR ideal?

De acordo com os maiores especialistas em marketing digital, um CTR adequado fica entre 3 e 5%, dessa forma, qualquer valor abaixo dessa métrica precisa de ajustes para melhorar.

O ideal é que você avalie regularmente qual o valor do seu CTR para ter certeza que está aplicando as estratégias corretas e assim tomar as ações para melhorar o seu CTR. Agora vamos entender o que você deve fazer para aumentar o seu CTR.

O que fazer quando o CTR está baixo?

Quando seu CTR está baixo você precisa buscar soluções para aumentar esse valor através de uma boa análise das suas estratégias de divulgação. Geralmente um CTR baixo indica que suas ações de divulgação não são atraentes.

Em outras palavras, os seus anúncios não conseguem atrair as pessoas e isso pode ser um indicativo que você precisa mudar sua abordagem de divulgação. 

Pode ser que seus anúncios não estejam sendo exibidos para as pessoas corretas, ou talvez não estejam enfatizando pontos relevantes a respeito do produto, marca ou serviço que você está divulgando.

Independente da razão, vamos ver alguns passos que podem te ajudar a entender como aumentar o CTR no Google.

Como aumentar o CTR no Google?

Se você pretende aumentar o seu CTR no Google, existem algumas ações eficientes que podem te ajudar a ter bons resultados neste trabalho. Vamos conhecer algumas das melhores estratégias para aumentar o seu CTR.

  • Planejar sua estratégia de marketing: Um bom planejamento é o primeiro passo para ter um valor de CTR alto. Evite fazer anúncios sem planejamento. Você deve avaliar as necessidades do seu negócio e só então começar a anunciar;
  • Usar palavras chave: As palavras chaves podem ajudar a apresentar os seus anúncios para pessoas interessadas. Geralmente as palavras chave ajudam a posicionar seu anúncio para pessoas que procuram por ele;
  • Criar anúncios com público alvo delimitado: Outra estratégia importante é delimitar o público alvo dos seus anúncios. Fazer isso pode te ajudar a garantir que o anúncio seja exibido para pessoas interessadas e isso aumenta o seu CTR;
  • Usar gatilhos mentais: Os gatilhos mentais são muito importantes para influenciar a decisão das pessoas. Algumas palavras podem servir como gatilhos mentais e fazer com que as pessoas se interessem, como por exemplo: exclusivo, único e etc.
  • Fazer retargeting: Essa é uma das melhores formas de aumentar o CTR dos seus anúncios, mas atenção! Ao usar o retargeting tome cuidado para não violar as disposições da LGPD, e também evite ser muito ostensivo.

Essas são as melhores estratégias de como aumentar o CTR no Google. Espero que este artigo tenha te ajudado. Se você gostou do artigo, compartilhe com outros!