Como Descobrir os Plugins de um Site Wordpress

Como Descobrir os Plugins de um Site WordPress

Como Descobrir os Plugins de um Site WordPress | Em um post anterior, no qual escrevemos sobre como descobrir qual tema WordPress um site usa, descobrimos que a próxima coisa a cobrir é como descobrir quais plugins um site com WordPress está usando. Por que você gostaria de saber isso?

Bem, muito provavelmente, mais cedo ou mais tarde você se deparará com um site que exibe algum tipo de recurso ou função que você tanto gosta que vai querer usar/replicar em seu próprio site – se você pudesse descobrir qual plugin é responsável. A primeira coisa a mencionar aqui é;

  • Infelizmente, nem todas essas funcionalidades serão produzidas por plugins (algumas funcionalidades, por exemplo, podem muito bem ser inerentes ao tema em si)
  • Não há nenhuma maneira segura de descobrir absolutamente TODOS os plugins sendo usados em um WordPress: embora existam várias maneiras de se tentar…

Como Descobrir os Plugins de um Site WordPress

Como Saber os Plugins de um Site WordPress
Como Descobrir os Plugins de um Site WordPress

Começando com o mais fácil e terminando com alguns métodos mais envolvidos, vamos dar uma olhada nos vários meios que o MYSQL Box tem à disposição e ver até onde podemos chegar!

Usando Ferramentas Automatizadas

A maneira mais fácil de descobrir quais plugins um site usa é usando ferramentas automatizadas de detecção on-line. Infelizmente, porém, tais ferramentas estão longe de ser capazes de detectar todos os plugins.

Além disso, muitas dessas ferramentas não são particularmente avançadas, o que muitas vezes leva as pessoas a desistirem de suas atividades de detetive muito cedo. Ainda assim, como estes tipos de ferramentas de detecção on-line são tão rápidas e fáceis de usar, elas são, no entanto, um ótimo lugar para começar.

Em nenhuma ordem em particular, as mais populares destas ferramentas capazes de detectar plugins WordPress (em inglês) são talvez:

  • WordPress Plugin Checker
  • WPThemeDetector
  • What Theme Is That
  • Built With.

Também é bem valioso mencionar que cada uma destas ferramentas funciona um pouco diferente – o que significa que algumas podem detectar plugins que outras não: por isso, vale sempre a pena usar mais de uma ferramenta para produzir uma lista mais abrangente de resultados

Nota: mesmo combinadas, estas ferramentas só podem detectar cerca de cinco ou seis dos plugins usados neste website.

Procurando por sinais de avisadores dentro do código fonte

Todos os sites utilizam HTML para exibir seu conteúdo. O navegador vê este código e o exibe para nós de uma forma que possamos reconhecê-lo (ou seja, em parágrafos e imagens, etc.).

Mas com um pouco de know-how, não é difícil visualizar – e entender – o código em si; e quando se trata de procurar por plugins WordPress, muitas vezes é exatamente aqui que você encontrará vestígios deles.

Vamos dar uma olhada em três maneiras de encontrar os sinais do tell-tale que alguns plugins deixam para trás usando o Chrome (embora os mesmos princípios também funcionem em muitos outros navegadores):

Procurando por diretórios de plugins

Clique com o botão direito em algum lugar no site em questão (não acima de uma imagem) e selecione ‘Ver Fonte de Página’ no menu suspenso resultante.

Agora faça uma pesquisa rápida* no código resultante para “wp-content/plugins/”. O que quer que venha depois deste termo no código (nota: provavelmente haverá múltiplas instâncias deste termo na página se mais de um plugin estiver sendo usado, então você precisará procurar mais de uma vez para cobrir todos eles) poderia muito bem ser o nome de um plugin.

Nota: de maneira semelhante, também pode valer a pena estar atento a qualquer folha de estilo ou nome de arquivo JavaScript (procure por qualquer coisa que venha imediatamente antes de “.css” ou “.js” dentro do código), pois estes também podem ocasionalmente indicar nomes de plugins.

Procure por Comentários em HTML

Alguns plugins deixarão seu próprio código na página envolta em comentários HTML para ajudar os desenvolvedores a entender seus resultados – o Plugin SEO da Yoast é um excelente exemplo disso.

Usando o método ‘View Page Source’ descrito acima, percorra o código procurando por linhas de texto verdes: estas linhas verdes são os comentários HTML!

Perguntando em Fóruns

Eu sei, esta pode parecer uma ideia sem esperança, mas mostrar o site com a funcionalidade que você está interessado aos membros de um fórum como Reddit, Quora (ou mesmo um grupo do Facebook focado no WordPress – assumindo que você seja membro de um, pois estes são geralmente grupos ‘fechados’) pode, se você tiver muita sorte, resultar em alguém que reconheça a funcionalidade.

Além disso (e isto é muito mais provável), mesmo que ninguém possa lhe dizer qual plugin está sendo usado, muitas vezes é o caso de alguém saber de um plugin que faz algo semelhante (ou melhor)!

Enviando um E-mail ao Dono do Site

Sim, você sempre pode simplesmente perguntar! Alguns proprietários de websites não terão tempo (ou inclinação) para responder a um e-mail pedindo detalhes sobre seu(s) website(s), mas alguns terão, e alguns poderão até ficar genuinamente satisfeitos por você ter se interessado tanto pelo site deles!

*para procurar um termo específico no Chrome, vá para a guia “Edit” no menu principal (acima da página de código), selecione “Find” e depois “Find…”. (veja uma captura de tela), digite a consulta (neste caso “wp-content/plugins/”) e clique em Return.

Agora que você sabe como descobrir os plugins de um site WordPress, deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *