Como otimizar o Instagram para os mecanismos de buscas

Neste artigo você aprenderá formas de otimizar o Instagram para os mecanismos de buscas. Atualmente, o Instagram possui mais de 1 bilhão de usuários ativos. Comprada pelo Facebook em 2012, essa plataforma não para de crescer. Aliás, essa rede social possui um grande poder de alcance, pois é mundialmente relevante. Por isso, ela se tornou uma grande oportunidade de negócios, especialmente no mundo do marketing digital.

Apesar de seu enorme alcance, otimizar o Instagram nos mecanismos de busca é bem complicado. Inclusive, a plataforma não permite que fotos pessoais sejam ranqueadas no Google.

Nesse caso, é preciso aplicar estratégias específicas para ranquear a sua página no buscador. Aliás, é possível aplicar essas estratégias em qualquer mecanismo de busca. Com isso, será menos complicado promover seu perfil no instagram e alavancar o seu negócio. Leia este texto e veja como otimizar o Instagram para os mecanismos de buscas.

Inicialmente, para otimizar o Instagram o perfil deve ser público

Primeiramente, não se pode falar em otimização de busca se um perfil está configurado como privado. Ou seja, para que seu perfil seja encontrado pelos mecanismos de busca, ele deve ser visto por todos.

Aliás, quando alguém cria um perfil no Instagram, a configuração padrão é manter o perfil público. Com isso, se você não alterou este padrão, o seu perfil provavelmente já está no modo público.

Ainda assim, procure verificar essa opção. Vá nas preferências de sua página, clique em “Privacidade da conta” e veja se a opção “Conta Privada” realmente está desativada. Após verificar isso, você estará pronto para trabalhar suas estratégias de otimização.

Utilize bem as palavras-chave

Em qualquer pesquisa sobre mecanismos de busca, o termo palavra-chave sempre será citado. Como o próprio nome já diz, essas palavras funcionam como chaves que mostram um conteúdo para quem o pesquisou.

Por exemplo, se alguém quer pesquisar sobre bolo de cenoura no Google, ele digitará a palavra-chave “bolo de cenoura”. A partir daí, o site mostrará vários resultados ligados a esse bolo. Aliás, se o real objetivo for fazer o tal bolo, basta usar a palavra-chave “como fazer bolo de cenoura”. Com isso, o Google mostrará várias receitas úteis para o pesquisador.

Antes de escolher uma palavra-chave, é importante definir o conteúdo de sua página. Assim, será possível escolher palavras-chave que possuem relevância para o seu público.

Lembre-se que as palavras-chave de seu post precisam ter relação com o conteúdo dele. Atrair pessoas com palavras-chave hypadas, porém, sem relação com seu post não é nada legal. Aliás, isso faria muita gente abandonar a sua página.

Um recurso bem legal do Instagram é o uso de palavras-chave em forma de hashtag. Segundo este estudo, se bem utilizada, uma hashtag pode aumentar o engajamento de um post em até 12,6%.

Por isso, sempre que postar algo, escolha hashtags que tenham relevância para o seu post. Dessa forma, seu público encontrará sua postagem com mais facilidade e elevará o nível de engajamento. Além dos posts, é possível usar as hashtags nos stories e na bio de seu perfil.

Palavras-chave na bio

No Instagram, a bio é um pequeno resumo que aparece abaixo de sua foto de perfil. Apesar de não aceitar mais do que 150 palavras, a bio tem grande importância na otimização da página. Diferentemente dos vídeos e das fotos do Instagram, a bio pode ser acessada com os mecanismos de busca. Por isso, ela deve ser tratada com enorme foco e atenção.

Em resumo, a bio deve ser feita de modo claro, atraente e informativo. Essas 150 palavras precisam ser levadas a sério, pois é o único texto existente no perfil do Instagram. Isso a torna ainda mais importante para os mecanismos de busca.

Não deixe sua descrição técnica demais, pois isso afastará o seu público. Vale lembrar que, seu público não avaliará a sua marca observando a otimização de seu perfil. Otimizar sua página é apenas um meio para que seu público chegue até você. Por isso, é crucial que a bio mostre a personalidade de sua marca, pois isso será um diferencial.

No entanto, para que a palavra-chave tenha algum efeito, é preciso conhecer o seu público. Assim, você saberá para quem os seus posts serão úteis. Dessa forma, será possível adequar suas hashtags e otimizar a sua postagem.

Palavras-chave nas legendas

Primeiramente, é bom deixar claro que, otimizar as legendas de suas fotos não deixará seu post ranqueado no Google. Entretanto, isso facilitará a busca por seu post dentro do próprio Instagram. Atualmente, a plataforma permite que suas legendas tenham 2200 caracteres, incluindo 30 hashtags e até mesmo emojis.

Ao colocar as legendas em suas imagens e vídeos, não esqueça de colocar as palavras mais importantes logo no início. Depois disso, insira as menções e as hashtags. Dessa forma, o usuário perceberá logo de cara a finalidade do seu post e engajará nele mais rápido.

Aproveite o Instagram Business

O Instagram vem sendo atualizado constantemente para facilitar a vida das empresas. Depois de Mark Zuckerberg comprar a plataforma, ela tem funcionado assim.

Segundo dados do próprio Instagram, 80% de seus usuários seguem, ao menos, um perfil empresarial. Por isso, a plataforma criou uma ferramenta chamada Instagram Business, que gerou um impacto muito grande.

Criada em 2016 e conhecida no Brasil como Instagram para Empresas, essa função trouxe diversas novidades importantes:

  • Criação de perfis empresariais;
  • Publicações patrocinadas;
  • Geração de métricas.

Usar o Instagram Business se tornou obrigatório para todas as empresas que têm perfis na plataforma. Ao criar um perfil empresarial, é possível ligar a sua página diretamente a fanpage do Facebook. Ademais, é possível colocar seu website, endereço e telefone de contato na descrição do perfil.

A novidade mais revolucionária do Instagram Business foi o uso das métricas para analisar os posts. Com isso, o dono da página pode ver os seguintes dados:

  • Quantas pessoas viram seu perfil em um determinado período de tempo;
  • O nível de engajamento em cada postagem;
  • Os dados demográficos do público.

Além desses três itens, o Instagram Business possui outros recursos interessantes. Em resumo, utilizar essa ferramenta é uma boa alternativa para otimizar a sua página.

Aposte no marketing de influência

Criado por Philip Kotler, o marketing de influência afirma que as empresas e os consumidores devem ter uma relação horizontal. Ou seja, é preciso utilizar pessoas para indicar seus produtos e não uma simples peça publicitária. Isso gera maior aproximação entre o público e a empresa.

Um bom meio de aplicar o marketing de influência é fazer parceria com algum influenciador digital. Os influenciadores costumam exercer grande influência sobre alguns grupos de pessoas, por diversos motivos.

Por exemplo, alguns influenciadores são especialistas em um determinado assunto. Além disso, existem aqueles que ganharam status pura e simplesmente por apresentarem algum serviço.

Sendo assim, ser parceiro de um influenciador pode gerar um impacto positivo para sua marca. Influenciadores são ótimos para criar conteúdo, por isso, eles indicarem o seu produto na página deles já será de grande ajuda.

Normalmente, um grande influenciador pode aumentar muito o tráfego da tua página. Com isso, sua marca ficará mais conhecida e, com o passar do tempo, terá um número maior de acessos.

Contudo, é preciso escolher um influenciador que esteja ligado ao serviço que você oferece. Não adianta o influenciador falar bem da tua página ou serviço, se o público dele não se importa com seu conteúdo. Em suma, se os seguidores do influenciador não tiverem interesse naquilo que você oferece, a parceria terá pouca utilidade para você.