Como Usar o Shell no Linux

Como Usar o Shell no Linux

Como Usar o Shell no Linux | Antes de existirem ambientes de desktop e interfaces gráficas de usuário, a única maneira de interagir com o sistema operacional Linux era usar a linha de comando, também conhecida como terminal. O terminal usa um programa especial chamado shell que oferece suporte a uma série de comandos para realizar tarefas. Existem diferentes tipos de shells disponíveis. Aqui estão os shells mais usados:

  • bash – escudo traseiro Bourne
  • ksh – shell Korn
  • csh – C Shell
  • dash – shell almquist do Debian

A maioria das distribuições Linux modernas usa o shell bash ou o shell dash, embora seja importante saber que existem outros shells de shell por aí. Confira mais detalhes de como usar o shell no Linux em nosso site.

Como Usar o Shell no Linux

como utilizar o shell no linux
como utilizar o shell no linux

Se você se conectar a um servidor Linux via ssh, irá acessar diretamente um shell Linux. Se você estiver usando uma versão desktop do Linux e usando um ambiente de desktop, você pode obter um shell simplesmente abrindo um terminal.

Este guia mostra como acessar um terminal de diferentes maneiras. Assim que você entrar no terminal, você pode usar o shell padrão para esse terminal.

Terminal e shell são iguais?

Um terminal e shell, embora muitas vezes usados ​​juntos, são feras muito diferentes. Um terminal é um programa que permite acessar um shell.

Conforme mencionado acima, um terminal pode executar diferentes tipos de shell. Um shell não precisa de um emulador de terminal para funcionar. Você pode executar um script de shell por meio de um trabalho CRON, por exemplo, que é uma ferramenta para executar scripts em períodos de tempo especificados.

Integração com o Shell

Você pode fazer praticamente qualquer coisa em uma janela de terminal que pode ser realizada em um ambiente mais gráfico, mas você precisa saber quais comandos estão disponíveis.

Existem várias maneiras de listar todos os comandos. Por exemplo, o seguinte comando lista os comandos disponíveis:

compgen -c | mais

Isso irá listar todos os comandos disponíveis, mas de tal forma que, a menos que você saiba o que os comandos significam, provavelmente você não se sentirá muito confortável.

Você pode usar o comando man para ler informações sobre cada comando digitando o seguinte:

man commandname

Substitua “commandname” pelo nome do comando sobre o qual deseja ler.

Você sempre pode seguir os guias neste site para descobrir como usar a maioria dos comandos do Linux disponíveis.

As principais coisas que você vai querer saber são como visualizar arquivos, como editá-los, como descobrir onde eles estão no sistema de arquivos, como fazer upload e download de diretórios, como mover arquivos, como copiar arquivos, como excluir arquivos e como criar diretórios.

Felizmente, este guia mostrará como fazer todas essas coisas.

O que é um script de shell?

Um script de shell é uma série de comandos de shell gravados em um arquivo que, quando chamado, executará os comandos um após o outro, geralmente recebendo a entrada do usuário.

Os scripts de shell fornecem uma maneira de executar tarefas comuns continuamente.

Atalhos do teclado

Existem vários atalhos de teclado que vale a pena conhecer para interagir rapidamente com um shell em uma janela de terminal:

  • CTRL + U = Corta o texto para o cursor
  • CTRL + K = Corta do cursor ao fim da linha
  • CTRL + Y = Colar texto
  • CTRL + E = Mover o cursor para o final da linha
  • CTRL + A = mover o cursor para o início da linha
  • ALT + F = pular para o próximo espaço
  • ALT + B = pular para o espaço anterior
  • ALT + backspace = Excluir palavra anterior
  • CTRL + W = Cortar palavra antes do cursor
  • Shift + Inserir = Colar

Como Usar Shell no Linux Usando a Linha de Comando

O shell pode ser usado mais do que apenas uma forma de copiar arquivos e editá-los. Por exemplo, você pode usar o shell para instalar o software. A maioria dos comandos de instalação de software são específicos para um sistema operacional e não para um determinado shell.

Por exemplo, apt-get está disponível em distribuições baseadas em Debian, enquanto yum está disponível em distribuições baseadas em Red Hat. Você pode usar apt-get em um script de shell, mas não funcionará em todas as distribuições. É um programa de linha de comando em vez de um comando shell dedicado.

Dicas e truques úteis

Este guia fornece uma lista de 15 dicas e truques úteis para a linha de comando.

Ele mostrará como executar comandos em segundo plano, como pausar comandos, como mantê-los em execução mesmo após o logout, como executar comandos em uma data e hora específicas, como visualizar e gerenciar processos, como encerrar processos interrompidos , como baixar vídeos do YouTube, como baixar páginas da web e até mesmo como obter sua sorte contada. Agora que você sabe como usar o Shell no Linux, deixe seu comentário!

O que é Servidor Linux?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 4 =