Melhores Alternativas do cPanel

Melhores Alternativas do cPanel

Melhores Alternativas do cPanel | Se você já administrou um site, é mais provável que tenha encontrado o cPanel , o mais popular dos painéis de administração de hospedagem na web, que facilita tarefas básicas, como criar um novo banco de dados ou conta de e-mail, ou configurar um cron trabalho.

O problema com o cPanel (ou seu principal concorrente, Plesk … que recentemente pertence à mesma empresa) é que ele é uma ferramenta proprietária e paga , que geralmente está incluída em serviços de hospedagem compartilhada, mas não em outros como hospedagem dedicada ou VPS . E adquirir uma licença para instalá-lo separadamente pode custar entre US $ 15 e US $ 45 por mês . Confira mais a fundo no My SQL Box.

Melhores Alternativas do cPanel

Então, o que fazer se a web que queremos lançar tem que funcionar em uma dessas acomodações sem cPanel embutido mas, por conveniência ou por falta de conhecimento, não queremos lidar diretamente com o console do servidor sempre que quisermos realizar tarefas como as mencionadas acima?

Uma opção, claro, é pagar pela licença cPanel ou Plesk … a outra é apostar em alternativas open source , que nos possamos instalar no servidor e que nos proporcionem, de um modo geral, as mesmas funcionalidades básicas como aqueles.

Webmin + Virtualmin

 

Melhores Alternativas do cPanel - Webmin + Virtualmin
Melhores Alternativas do cPanel – Webmin + Virtualmin

Webmin é uma ferramenta que permite gerenciar qualquer máquina Linux a partir de uma interface web. É, para todos os efeitos, um ‘Painel de Controle’ que permite gerenciar vários aspectos da configuração do sistema (firewall, pacotes instalados, etc).

Para funcionar como alternativa ao cPanel (ou seja, ter ferramentas específicas de gerenciamento de hospedagem na web) devemos instalar o Webmin junto com outra ferramenta : Virtualmin .

A operação de ambas as ferramentas é modular ; isto é, baseado na utilização de plugins que agregam funcionalidades extras, o que nos permite customizar a instalação e nunca ter mais opções de configuração disponíveis do que as estritamente necessárias.

Painel da Web CentOS (CWP)

Melhores Alternativas do cPanel - Web CentOS (CWP)
Melhores Alternativas do cPanel – Web CentOS (CWP)

Ao contrário do resto das opções desta lista, o CentOS Web Panel não pode ser instalado em nenhuma distribuição Linux, mas deve funcionar no CentOS e em soluções baseadas nele, como o CloudLinux.

Ao contrário do Webmin, o CWP está explicitamente focado em hospedar tarefas de administração, não estamos mais diante de um painel de controle multifuncional . O CWP possui abundante documentação oficial , o que nos permite até ter ajuda para fazer a migração do cPanel para o CWP .

Os desenvolvedores do CWP também oferecem uma versão paga (CWPpro) , com vários recursos extras (como ferramentas de revenda), que no entanto continua a ser mais barata que o cPanel: se optarmos por alugar o produto sem suporte, seu preço subirá apenas para 12 dólares um ano

ISPConfig

Melhores Alternativas do cPanel - ISPConfig
Melhores Alternativas do cPanel – ISPConfig

Possivelmente, o ISPConfig é o painel mais bem colocado para ofuscar o cPanel : seu site possui 40.000 downloads mensais . É o mais complexo de instalar e usar desta lista, mas também possui recursos que não encontraremos em seus rivais, como a capacidade de gerenciar vários servidores web a partir do mesmo painel de controle.

Yunohost

A abordagem da YunoHost é um pouco diferente das opções anteriores : ela se vende como “o sistema operacional que democratiza a auto-hospedagem”. É uma distribuição completa por si só , que você pode usar se estiver configurando seu próprio servidor web; Se, por outro lado, você é um cliente de uma solução VPS, também pode instalar o YunoHost como um kit de ferramentas em uma distribuição Debian .

YunoHost não se concentra tanto na configuração de aspectos complexos do sistema quanto no gerenciamento de nomes de domínio e backups e, acima de tudo, facilitando a instalação de vários aplicativos online de auto-instalação (de XMPP a WordPress via Nextcloud ).

Agora que você sabe sobre as melhores alternativas do Cpanel, deixe seu comentário!

Como Descobrir os Plugins de um Site WordPress