compreendendo o servidor linux

O que é Servidor Linux?

O que é servidor linux? | Um servidor Linux é uma versão especial do Linux projetada para tarefas específicas. Geralmente é usado em áreas administrativas. Por exemplo, no gerenciamento de banco de dados, administração de sistema e rede ou ao trabalhar com serviços web. Veja mais detalhes no MY SQL BOX.

Servidor Linux: Básico

o que é servidor linux
o que é servidor linux

O termo servidor originalmente se referia ao software que oferece um serviço. Isso pode ser usado por outro software (cliente / cliente) (modelo cliente-servidor). Os dois programas geralmente são executados em computadores diferentes. Os computadores em que foram programados os primeiros servidores eram chamados de “hosts”.

Com o passar dos anos, a terminologia do servidor se expandiu para incluir hardware, ou seja, o computador host. No jargão técnico, o servidor é usado em relação ao software e também usado com hardware, essa ambiguidade muitas vezes causa confusão, principalmente para iniciantes.

Servidor web

Os sites são armazenados em um servidor web , ou seja: a Internet (ou o que vemos principalmente dela). O servidor web fornece as páginas para os clientes (navegadores da Internet).

Servidor de e-mail

Freqüentemente, no centro das redes de negócios. O tráfego de e-mail da empresa é gerenciado por servidores de e-mail e os calendários são sincronizados.

Servidor de arquivos

Local de armazenamento central para dados. Clientes diferentes acessam esses dados em uma rede. Particularmente popular entre as empresas, pois o servidor de arquivos permite que vários funcionários acessem determinados dados ao mesmo tempo.

Servidor de jogo

Especialmente projetado para jogos multiplayer online . Somente por meio dele são possíveis as interações simultâneas de vários usuários em / com mundos de jogos virtuais.

Servidor de banco de dados

Às vezes, os bancos de dados pertencentes a um site estão no mesmo servidor da web que as próprias páginas, mas frequentemente, por razões de segurança, eles são armazenados em um servidor separado, o servidor de banco de dados.

Controlador de domínio

Além dos servidores de correio e arquivos, é o elemento central da rede de uma empresa. O controlador de domínio gerencia contas de usuário, arquivos comuns e várias autorizações. Se falhar, nada funciona na rede da empresa.

Servidor proxy

A interface de comunicação de uma rede. Mediação, por assim dizer. O servidor proxy lida com solicitações em uma rede, encaminha-as aos destinos apropriados e estabelece a conexão. Filtrar ou estruturar a comunicação.

Servidor dns

Isso também é algo como uma autoridade de mediação. De modo geral, o servidor DNS  (Sistema de Nomes de Domínio) converte uma solicitação (por exemplo, inserindo um URL) no endereço IP correspondente, por assim dizer, o “número da casa”. Só então o usuário é direcionado ao site que procura.

A maneira como um servidor Linux funciona não é diferente de um servidor que usa software diferente do sistema operacional. O servidor Linux fornece dados e serviços, os clientes os acessam de fora.

Como faço para configurar um servidor Linux?

Nem todos os servidores Linux são iguais. Portanto, o processo de instalação e configuração difere de uma distribuição para outra. Neste ponto, daremos uma olhada mais de perto na configuração de um servidor Ubuntu.

A maior diferença da distribuição “normal” para computadores domésticos é a falta de um assistente gráfico. Com as instruções passo a passo, você ainda deve concluir o processo de instalação sem complicações.

  1. Baixe o Ubuntu Server, grave-o em um CD ou carregue-o em um USB.
  2. Inicie o servidor Ubuntu a partir de um CD ou stick USB.
  3. Escolha o idioma que você deseja. (Use as teclas de seta para navegar pelas opções e a tecla Enter para selecionar.)
  4. Selecione espanhol ao configurar o teclado.
  5. Selecione “Instalar Ubuntu” para uma instalação normal do Linux.
  6. Confirme a pré-seleção da interface de rede. (Você pode ignorar as configurações de proxy quando usadas na rede doméstica privada.)
  7. Para atribuir todo o disco rígido ao Ubuntu , selecione “Usar um disco cheio”. Antes desta etapa, mova os dados importantes para outro disco rígido. Todos os arquivos deixados no futuro disco rígido do servidor serão perdidos.
  8. Confirme o resumo.
  9. O Ubuntu garante que você realmente deseja apagar todos os dados do disco rígido. Confirme.
  10. Agora atribua nome de usuário, nome do servidor e senha.
  11. A instalação real ocorre.
  12. Quando terminar, reinicie o servidor com a opção “Reiniciar agora”.
  13. Remova a mídia de instalação.
  14. Faça login com os detalhes de login que você especificou anteriormente.

Alternativamente, você pode configurar o Ubuntu em sua própria partição de disco rígido. Após uma instalação bem-sucedida, o servidor não oferece muitas opções. Um servidor web, um servidor de banco de dados e uma linguagem de script ainda estão faltando. Um único comando permite que você instale todos os programas necessários de uma vez.

sudo apt-get install apache2 libapache2-mod-php7.2 php7.2 php7.2-mysql mysql-server

Qual é a Diferença entre um Servidor Linux e Windows?

Custos

As As distribuições Linux geralmente podem ser obtidas e operadas gratuitamente. No entanto, algumas ofertas de suporte só podem ser usadas mediante o pagamento de uma taxa. O software de hospedagem Windows geralmente é pago.

Serviço

O desktop do concorrente é fundamentalmente diferente. Embora os servidores Windows ofereçam uma interface gráfica com o usuário, os comandos são inseridos apenas em servidores Linux por meio da linha de comando.

Definições

Aqui o Linux ganha pontos com sua abertura fundamental. O kernel do sistema pode ser adaptado a qualquer momento e várias ferramentas ajudam na configuração pessoal do ambiente do servidor. Usuários inexperientes podem ficar sobrecarregados com isso. O Windows, por outro lado, depende da facilidade de uso; o servidor geralmente não é particularmente responsivo.

Apoio, suporte

O suporte de longo prazo, ou seja, o suporte de emergência, é comparativamente bom com o Windows. Para um servidor Linux, isso não se aplica a todas as distribuições.

segurança

Os aplicativos do Windows são mais vulneráveis ​​a ataques de malware do que as distribuições do Linux.

Como Atualizar o MySQL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *