Para que serve a gestão financeira e como ela pode te ajudar

Pode parecer óbvio para algumas pessoas, entretanto para outras não tão lógica assim, quando o assunto é importância de uma gestão financeira.

Isso porque, para muitas pessoas, esse assunto vai ser algo voltado apenas para quem possui empresa ou precisa fazer gestão de patrimônio. Entretanto, a realidade é que a gestão financeira é importante para todos os aspectos da vida. 

Dessa forma, é sempre importante reafirmar como a gestão de finanças e recursos é importante para qualquer pessoa, seja para administrar uma casa, uma família, a vida pessoal e, até mesmo, uma empresa que requer um conhecimento aprofundado através de um curso de gestão financeira, por exemplo. 

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre gestão financeira e entenda de uma vez por todas o porquê esta é tão importante. 

O que é gestão financeira?

Para quem não sabe, a gestão financeira nada mais é do que alguns processos, métodos e ações que vão fazer com que a pessoa ou companhia possa controlar, analisar e planejar suas atividades financeiras, com os recursos capitais que ela dispõe.

Os recursos capitais financeiros podem incluir:

  • Ações na bolsa de valores;
  • Dinheiro vivo;
  • Investimentos em imóveis;
  • Aplicações monetárias dentro da companhia.

Além disso, a gestão financeira possibilita práticas e recursos para que os profissionais especializados analisem cenários e tracem metas, como é o caso de uma graduação em administração financeira faculdade

Assim, uma boa gestão é capaz de melhorar o desempenho de uma companhia, uma vez que divide de formas estratégias para onde vai cada tipo de recurso, para que, além de uma reserva de emergência, a companhia possa ter dinheiro para investir em metas e crescimento.

Isso também acontece em relação à gestão financeira pessoal, só que aplicada a metas e sonhos, ou adquirir bens e alcançar um novo status quo. 

Dessa forma, é justamente dessa definição que consegue-se entender a importância desse modelo de gestão, que conta com vários tipos de graduações e cursos profissionalizantes, como o curso de gestão financeira online, para que as pessoas saibam cada vez mais sobre como administrar seus recursos. 

Isso porque, o dinheiro é um item muito importante em qualquer aspecto, seja para empresas, vida pessoal ou para uma família. Pois este possibilita o alcance de sonhos e desejos, no caso de finanças pessoais, e possibilita investimentos no caso de finanças voltadas para a empresa. 

Como aplicar a gestão financeira?

Como já dito anteriormente, ter uma boa gestão financeira é algo essencial em vários aspectos. Isso acontece pois, para ter o mínimo de prosperidade no mercado quanto uma empresa, é necessário ter controle sobre as finanças para não falir, por exemplo. 

Mesmo entendendo a importância dessa questão, muitas companhias acabam não entendendo como colocar essa gestão em prática, mesmo tendo formação em gestão financeira melhores faculdades. Portanto, leia algumas dicas sobre como fazer essa gestão na prática. 

  1. Planejamento 

Quando se fala em gestão financeira, é necessário ter em mente a importância do planejamento, seja na questão monetária pessoal ou de uma companhia.

Justamente por estar ligado ao planejamento, a organização vai bater o lápis nas condições atuais da companhia, visando avaliar oportunidades, definindo objetivos no futuro, elaborar formas de alcançar metas e projetar ações, a partir de cenários distintos.

Portanto, ao fazer a análise para montar um bom planejamento, é necessário se preocupar com a identificação dos melhores momentos para o investimento, por exemplo, ou até mesmo o uso dos recursos econômicos. 

Além disso, também é necessário definir resultados a serem alcançados, avaliar como as metas podem ser concretizadas e prever como se deve agir em diferentes cenários.

Assim, atente-se aos três níveis de planejamento:

  1. Direção

Outra questão importante, que deve ser aplicada e é ensinada nas melhor faculdade de gestão financeira, é justamente a execução dos processos estabelecidos no planejamento. Este, por sua vez, vai depender do papel da liderança, que deve orientar as equipes para o cumprimento das funções de acordo com o que foi definido. 

  1. Controle

Por último, mas não menos importante, é de suma importância que uma boa gestão financeira saiba controlar, tanto os processos quanto as finanças em si.

Dessa forma, é possível até mesmo concluir que essa é uma das funções mais importantes de uma boa gestão financeira.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.