Saúde financeira da empresa

Saúde financeira da empresa

Saúde Financeira da Empresa: 3 razões pelas quais você deve entendê-la!

Será que a Saúde Financeira da Empresa que você comanda ou é dono está realmente boa? É essencial que esteja, afinal, ela é à base do seu sucesso.

Os empreendedores são pessoas ocupadas e, por uma questão de eficiência, precisam delegar muitas tarefas que outros podem fazer tão bem quanto eles. A terceirização é econômica, desde que faça sentido, especialmente para tarefas administrativas, como criação de gráficos, postagem em mídia social e outras tarefas que podem ser executadas tão bem por outra pessoa a uma taxa menor para que você possa se concentrar mais no que faz seu dinheiro.

Mas pense nisso, você terceirizou a responsabilidade financeira da sua empresa? Se você disse sim a esta pergunta, pode querer rever essa decisão.

Faz sentido terceirizar sua contabilidade, contanto que você mantenha os controles em vigor para garantir que os dados não sejam adulterados. Faz sentido ter um contador para aconselhá-lo e preencher sua declaração anual de imposto de renda corporativa.

Mas se você está contando com outras pessoas para lhe dizer tudo sobre a saúde financeira da empresa que comanda, está cometendo um erro.

Por quê? Porque ninguém se preocupará tanto com o seu negócio quanto você. E, como proprietário de uma empresa, você precisa saber seus números para garantir que tomará as melhores decisões para sua empresa.

Leia conosco e entenda o porquê de que a Saúde Financeira da Empresa precisa estar completamente sobre seu controle, mesmo que com uma contabilidade lhe ajudando.

1. Ninguém conhece o seu negócio tão bem quanto você

Ninguém conhece seu negócio tão bem quanto você mesmo
Ninguém conhece seu negócio tão bem quanto você mesmo

Você não pode deixar as decisões financeiras importantes para outra pessoa quando é você quem melhor conhece o seu negócio. É ótimo receber conselhos ou segundas opiniões, mas, em última análise, você é o tomador de decisões e precisa ser responsável por essas decisões e entender muito bem as decisões que está tomando.

Ter um entendimento completo dos números que impulsionam seus negócios o colocará à frente da concorrência.

Em empresas de prestação de serviços, como uma desentupidora, tudo fica mais fácil, pois tudo passa em seu cotidiano. Mas, quando falamos de varejo, como uma loja de roupas, o fluxo de vendas pequenas é maior e acaba fugindo de seu controle. Não deixe que isso aconteça!

A Dezjato Desentupidora pode ser levada como um bom estudo de caso de empresa que conhece bem o próprio negócio a ponto de obter um sucesso gigantesco. Dizemos isso porque a boa gestão da empresa a fez líder no segmento em que atua em toda a região da grande São Paulo e seus bairros locais.

2. Você toma decisões de negócios com base no cotidiano

Você toma decisões mais inteligentes quando sabe como suas decisões estão afetando seus resultados financeiros. Todas as decisões que você está tomando para sua empresa afetam seus resultados financeiros, direta ou indiretamente.

Quando você entender a saúde financeira da empresa, terá uma imagem mais clara de como uma decisão que está tomando afetará seus resultados financeiros, que é o seu lucro.

Alguns proprietários de empresas gostam de se gabar de seus altos números de receita, mas esses números não fazem sentido se não houver lucro vinculado a eles.

3. Você tem mais controle

Tenha maior controle de seu dinheiro
Tenha maior controle de seu dinheiro

Você precisa estar atento aos seus números para garantir que suas contas bancárias estejam salvas em seus livros ou planilhas todos os meses, garantindo que não haja nenhuma informação ou dinheiro faltando. Terceirizar é sempre uma boa ideia, mas se certifique de que haja controles para proteger sua conta bancária e seus ativos.

Toda pequena empresa precisa de controles financeiros internos para ajudar a garantir que seu dinheiro seja administrado de maneira adequada. Sua empresa pode estar em risco de fraude de funcionários, falta de fluxo de caixa ou até mesmo falência se você não souber.

O resultado final é que, para ser o melhor empresário possível, você precisa saber sobre sua saúde financeira da empresa, sobre seus números. É sua responsabilidade como empresário garantir que está equipado com o conjunto de habilidades e conhecimento para compreender o impacto financeiro de suas decisões de negócios.

Quando você conhece seus números, conhece sua empresa e a posiciona para o sucesso. A saúde financeira da empresa que comanda é muito mais importante do que imagina, então tenha ela em mãos.

Busque pela ajuda de profissionais, sim. Principalmente quando falamos sobre declaração de imposto de renda, uma contabilidade pode lhe ajudar demais. Além disso, fugindo do exemplo da desentupidora e indo para a loja de varejo, você pode ter vários funcionários, e deixar o controle de pagamento mensal com uma contabilidade é realmente muito bom, mas quando falamos sobre fluxo de caixa, conheça cada detalhe!