A falta de higiene bucal pode causar demência?

A higiene bucal é essencial para prevenir bactérias na boca com a intenção de evitar que surjam doenças bucais que são capazes de afetar toda a qualidade de vida de um indivíduo. 

Algumas pessoas que tenham um alinhador ortodôntico, seja fixo ou aparelho invisível, precisam de ainda mais cuidados para que não surja placa bacteriana, o que pode levar a outras consequências. 

Novos estudos apresentam informações que existe uma bactéria na boca que é a mesma encontrada em algumas pessoas que têm alguma deficiência.  

Dessa forma, tiramos todas as dúvidas necessárias acerca desse problema para conscientizar toda a população a preservar a higiene bucal, evitando diversas doenças. 

Falta de higiene bucal pode causar demência?

A pouco tempo, houve um estudo indicando que problemas bucais podem estar relacionados a algumas doenças, como o Alzheimer e outras demências. 

Dentro dessa perspectiva, uma pesquisa realizada pela revista Science Advance, foi descoberto que a bactéria Porphyromonas gingivalis pode levar a uma maior produção de beta-amiloide, uma proteína que se acumula no cérebro de alguns pacientes com Alzheimer. 

Devido a isso, é importante estar sempre cuidando da higiene bucal, prevenindo doenças bucais e até mesmo as virais e mentais. 

Então, é essencial saber que antes de realizar alguns procedimentos nos dentes, como clareamento dental a laser, é preciso saber como a saúde bucal está para que seja mais prejudicada. 

Por conta disso, é importante realizar consultas periódicas com um odontologista. 

Alguns idosos devem tomar ainda mais cuidado com a higiene bucal, já que geralmente eles têm predisposição a ter alguns problemas, como gengivite, perda dentária e complicações pós-próteses mal inseridas. 

Então, estar atento à saúde bucal pode prevenir algumas doenças como a demência, entre outras enfermidades que a má higiene bucal pode causar. 

Além da demência, quais outros problemas a falta de higiene bucal pode causar?

Além da demência, outras doenças podem prejudicar a saúde de pessoas que possuem uma higiene bucal precária. 

Citando as principais doenças que afligem uma parte da população, separamos algumas que levam a complicações sérias se não houver um tratamento, como por exemplo:

  • Endocardite bacteriana;
  • Diabetes;
  • Doenças reumáticas;
  • Parto prematuro.

A endocardite é uma doença muito séria, isso porque, ela é causada devido a bactéria bucal. 

Na maioria das vezes, ela é causada pela gengivite e periodontite passando para a corrente sanguínea, levando essas bactérias para algumas partes do coração, prejudicando toda a saúde cardíaca. 

Portanto, não tratar essa complicação pode ser algo fatal, já que ocorrem muitos casos de óbitos devido ao problema. 

A diabetes potencializa doenças bucais, como a gengivite e outros problemas do periodonto. Por isso, é necessário estar sempre mantendo um check-up da saúde de modo geral e ir ao dentista de forma periódica. 

Além dessas enfermidades, a má higiene bucal também pode acometer o reumatismo. Então, assim como a endocardite bacteriana, a bactéria passa para a corrente sanguínea levando a doenças reumáticas. 

Uma outra ocorrência grave que acontece muito é uma má higiene bucal que pode levar a um parto prematuro, já que as mulheres grávidas têm tendências a ter doenças na gengiva durante a gestação. 

Com isso, muitas vezes um bebê pode até sair prejudicado, podendo nascer com um peso baixo. 

Como saber se está higiene bucal está em dia?

Para saber se a higiene bucal está em dia e sem nenhuma enfermidade bucal aparente, é preciso se consultar com um dentista ao menos duas vezes ao ano. Assim, ele poderá avaliar toda a cavidade bucal, prevenir doenças ou até mesmo tratar de forma precoce. 

Com uma boa higiene bucal, muitas pessoas se incomodam por terem dentes amarelados, devido a alguns hábitos que potencializam essa ação. 

Na maioria das vezes, é preciso pesquisar sobre valor clareamento dental para encontrar o mais acessível e ter assim, dentes mais brilhantes. 

Quais atitudes de higiene bucal podem tornar a sua rotina mais saudável ?

Existem algumas atitudes certeiras para ter uma higiene bucal impecável que seria escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, principalmente após as refeições. 

Com isso, vai ser possível evitar o acúmulo da placa bacteriana que pode levar ao aparecimento do tártaro. 

Alguns indivíduos que possuem alinhadores invisíveis precisam manter uma higiene redobrada para evitar que doenças bucais atrapalhem o tratamento ortodôntico.

Então, é essencial fazer o uso do fio dental, pois só ele é capaz de retirar os acúmulos dos restos de alimentos entre os dentes onde a escova não consegue. 

Outro fator importante é realizar uma profilaxia – limpeza profissional, para caso tenha tártaros, eles possam ser retirados, mantendo os dentes sempre saudáveis. 

Para ter dentes ainda mais bonitos e limpos, há uma grande procura por aparelho invisível preço acessível para manter os dentes alinhados, evitando problemas na arcada dentária. 

Agora que você já sabe como a má higiene bucal pode levar a outras doenças no geral, como a demência, é essencial passar de forma periódica ao dentista e clínico geral para uma avaliação da saúde. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =