Como aumentar o engajamento no Instagram?
Deseja saber como aumentar o engajamento no Instagram? Seja você um influenciador de mídia social, profissional de marketing, proprietário de uma empresa ou simplesmente interessado em aumentar seu perfil pessoal online, é provável que você tenha pensado em como aumentar seu engajamento no Instagram. Confira quais as principais dicas para ter um perfil de sucesso!
Você está se perguntando se há uma fórmula para aumentar o engajamento nas redes sociais? Sim, existe a maneira testada e comprovada de interagir pessoalmente com os seguidores no Instagram de maneira autêntica, mas devemos ser realistas e adotar estratégias de forma constante.
Como aumentar o engajamento no Instagram?
O engajamento se tornou o santo graal dos influenciadores e profissionais de marketing do Instagram. Quanto mais a plataforma cresce, quanto mais usuários curtem, seguem, compartilham e marcam outros usuários, mais facilmente os clientes em potencial descobrem seu negócio.
Muitas pequenas empresas – de cafés a maquiadores e lojas de roupas vintage – bem como grandes celebridades encontraram sucesso em engajar habilmente seus seguidores no Instagram. E com mais de 4,2 bilhões de fotos publicadas todos os dias e 50 bilhões de postagens compartilhadas até o momento, você quer entrar nessa ação.
Então como você faz isso? Primeiro, é importante saber quais são os diferentes tipos de engajamento que existem no Instagram. O que é engajamento? Realmente, tudo se resume ao grau de envolvimento do seu público com o seu conteúdo.
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O nível de interesse e interação deles com suas postagens são indicados em como eles se envolvem com suas histórias, postagens e comentários. Para conquistar esse engajamento é preciso ter em mente as principais dicas:
Aqui estão algumas medidas importantes que definem o engajamento no Instagram:
- Seguidores
Embora o número de seguidores seja um tópico essencial nessa rede social, o mesmo também não é o fator mais importante para determinar o engajamento. É por isso que existem micro-influenciadores de enorme sucesso no Instagram, às vezes com apenas 2.000 seguidores.
Embora esses influenciadores não tenham necessariamente muitos seguidores, eles sabem exatamente quem são seus seguidores e no que estão interessados; assim, que conteúdo eles têm que produzir.
Por exemplo, uma conta com 2 mil seguidores que possui frequentemente mais de 1500 visualizações no stories e interações em publicações é melhor que um perfil com 10 mil seguidores que possui menos de 1000 interações.
Ao determinar o sucesso de seus esforços de engajamento, observe a taxa em que você está ganhando seguidores e analise com a ajuda das ferramentas de escuta sociais apropriadas o que os levou a seguir você.
Além disso, convenhamos que o conteúdo visual seja o que mais afeta o desempenho de uma conta na rede social. Por isso, é preciso ter um smartphone ou aparelhos como uma Hing Ligth de qualidade para gravar vídeos e criar conteúdo. Você pode aproveitar o Cupom Kabum para obter ótimas ofertas em aparelhos como estes.
- Atenção às curtidas
As curtidas são bastante diretas, a forma mais simples de engajamento que seu conteúdo pode obter. Também é uma boa medida de quão populares são as postagens que você publica.
Embora não seja a forma mais profunda de engajamento, ela fornece uma boa base para medir a tração de uma postagem. Desse modo, você pode filtrar o tipo de conteúdo que irá produzir.
- Comentários
Enquanto as curtidas fornecem uma medida puramente quantitativa da popularidade da sua postagem, os comentários podem fornecer uma visão muito mais profunda do motivo pelo qual uma postagem foi bem ou não.
Os comentários são a forma mais valiosa de engajamento, pois um comentário realmente é uma indicação da lealdade e compromisso de um seguidor ou cliente com sua marca. O fato de que eles gastaram tempo para pensar e escrever um comentário significa que seu público está altamente engajado com seu conteúdo.
É claro que uma sequência de emojis positivos não indica um nível de engajamento tão alto quanto um comentário bem pensado, portanto, lembre-se disso ao considerar o impacto dos comentários no seu nível de engajamento.
Se precisar, servem até como base para entrar em contato com o seguidor, no caso de empresas, oferecendo a eles o produto ideal.
Portanto, para uma conta de sucesso e maior engajamento, sempre responda os comentários de seus seguidores.
- Compartilhamentos/Repostagens
Onde os comentários são indicativos do interesse de um seguidor em seu conteúdo, compartilhamentos e republicações são um bom indicador de sua vontade de ser associado à sua marca.
Isso é ainda mais importante se você quiser que seus seguidores sejam embaixadores da sua marca. Cada compartilhamento de suas postagens é como um mini anúncio orgânico para o seu conteúdo e, portanto, é muito alto na escala de engajamento e é algo que você deseja incentivar a todo custo.
Sempre que um cliente interagir com a sua conta, por exemplo, mencioná-lo em um stories, você deve repostar o stories ou publicação do mesmo.
- Use hashtags
O Instagram foi construído com hashtags. É o principal método de classificação e filtragem de conteúdo da plataforma. Ao contrário do Twitter, onde a maioria das pessoas usa apenas uma ou duas hashtags em um tweet, os Instagrammers podem usar até 20 hashtags por postagem.
Mas usar muitas hashtags irrelevantes pode fazer com que o sistema pense que você está enviando spam aos seguidores, o que pode colocá-lo em risco de receber um shadowban do Instagram.
Hashtags que levam a uma página de tópico podem ser usadas em sua biografia, Instagram Stories ou baseadas em localização para criar maior visibilidade ou podem ser usadas para criar campanhas de conteúdo geradas pelo usuário. Hashtags no Instagram geralmente são mais descritivas do que no Twitter. Hashtags de conteúdo, como hashtags de localização, são particularmente úteis para aumentar o engajamento.
Essas hashtags não são necessariamente tendências ou extremamente populares, mas são comumente usadas e, portanto, aprimoram a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) de suas postagens, pois os usuários as usariam para pesquisar determinados tópicos.
- Publique histórias no Instagram regularmente
Como todos sabem, as histórias do Instagram duram apenas 24 horas (embora você possa salvá-las em seu perfil para quem perdeu), mas se você as usar como um profissional poderá obter muito mais milhagem de suas histórias.
Toda vez que você adiciona uma nova história, sua imagem de perfil fica com um círculo vermelho ao redor dela, indicando aos seus seguidores que há um novo conteúdo. Ao postar todos os dias, você mantém o conteúdo atualizado para seu público com um lembrete constante de seu novo conteúdo. Seus seguidores aprenderão a voltar regularmente para verificar se você postou uma nova história e assim aumentará o engajamento.
Você também pode categorizar e compartilhar histórias novamente usando o recurso Destaques de histórias na parte superior da página do seu perfil. Essa é uma ótima maneira de mostrar histórias que você fez no passado e que seguem um tema. Categorizá-los de acordo com os temas torna mais fácil para os usuários encontrar o conteúdo do seu interesse.
Lembre-se de usar hashtags em suas histórias, assim como faria em postagens regulares do Instagram. Com os Stories, você pode usar hashtags mais amplas e populares, desde que sejam relevantes para o conteúdo que está postando.