Tendências para o setor do varejo

Confira o que esperar do setor varejista, considerando o comportamento do consumidor e a ascensão das tecnologias

O mercado varejista é um dos que mais precisa se adequar aos novos comportamentos dos consumidores, principalmente ao se considerar a ascensão das tecnologias. Por isso, as empresas sempre encontram novas maneiras de oferecer benefícios para seus clientes, como cupom em lojas de varejo, frete grátis, entre outros.

Para acompanhar todas essas mudanças, é preciso estar de olho nas mudanças da sociedade e nas tendências do setor, pensando sempre em oferecer o melhor dentro daquela nova realidade.

Confira as principais tendências do varejo para os próximos anos e saiba o que esperar desse setor!

As principais tendências para o varejo nos próximos anos

Com um mercado consumidor cada vez mais conectado com as tecnologias, as tendências para o varejo nos próximos anos estão muito relacionadas a esse setor. Acompanhe algumas das principais tendências e entenda porque a tecnologia fará toda a diferença hoje e no futuro.

Realidade aumentada no varejo físico e online

A realidade aumentada é uma tecnologia que permite uma experiência mais imersiva na hora das compras, sejam nas lojas físicas ou nos e-commerces. A partir dela, o cliente consegue acessar conteúdos disponíveis no digital para ajudar na escolha de um produto.

 

Por exemplo, nas lojas físicas, é possível saber mais sobre um produto a partir de um token e, assim, conseguir encontrar as peças que mais se adequam às necessidades. Nos e-commerces, um dos usos mais comuns está em conseguir ver um produto no seu corpo a partir da câmera do celular, ajudando na escolha.

Inteligência artificial e machine learning para jornada de compra

Uma das tendências mais importantes é o uso da tecnologia para proporcionar uma melhor experiência de compra para os clientes. Um exemplo disso é utilizar os dados de um cliente para conseguir indicar os melhores produtos para ele a partir do machine learning.

No caso da inteligência artificial, algo que já vem sendo feito é mapear a jornada de compra para entender em quais momentos o cliente sente alguma dificuldade. Assim, é possível melhorar esse ponto e criar uma experiência mais positiva como um todo.

Chatbots para atendimento ao cliente

Os chatbots não são uma novidade, porém vêm se tornando cada vez melhores e mais assertivos com o tempo. Por isso, hoje é bastante comum o uso de chatbots para o atendimento primário ao cliente.

Entretanto, esse formato merece atenção, pois o chatbot precisa realmente resolver o problema do cliente no atendimento ou, pelo menos, informar os outros caminhos que podem ser tomados. Essa ferramenta precisa ser algo que contribua com a experiência do cliente.

Valores ESG para marcas

ESG é a sigla de Environmental, social and Governance, em português, “Meio ambiente, Sociedade e Governança”. A preocupação com os valores ESG surgiu há algum tempo, mas vem atingindo o varejo recentemente.

Isso porque estão chegando ao mercado consumidor uma geração que escolhe suas compras de acordo com o posicionamento das marcas e a maneira como seus produtos impactam o mundo, tanto positivamente quanto negativamente.

Por isso, a tendência atual é que as marcas se posicionem mais sobre assuntos sociais e os relacionados ao meio ambiente e prezem pela transparência com seus clientes.

Marketing de influência

O marketing com pessoas influentes já é uma realidade e vai continuar sendo uma tendência para os próximos anos. Uma diferença nesse processo, entretanto, é o fato dos microinfluenciadores serem o destaque.

Isso porque as pesquisas mostram que, muitas vezes, o alcance de uma publicação não significa necessariamente maior conversão. E, em muitos casos, um influenciador menor, com menos alcance, consegue converter mais, pois têm um público com maior confiança em suas indicações.

Como é possível notar, as tendências para o mercado varejista estão sempre tentando se adequar aos novos comportamentos dos consumidores. Com isso, as tecnologias também estão ganhando cada vez mais destaque. Vale a pena ficar de olho nas novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 3 =