Por que investir em Marketing Digital para Indústrias?

O Marketing Digital para indústrias desenvolveu estratégias importantes para capitalizar a indústria e torná-la cada vez mais escalável, ajudando-a a se reinventar e encontrar novas soluções para o crescimento.

No Brasil: Embora a indústria responde por 21% do PIB do país, ela corresponde a 70,8% das exportações e 72,2% da pesquisa e desenvolvimento do setor privado, segundo dados divulgados pelo portal da indústria.

Olhando para esta situação, nos dados da indústria do Brasil, podemos entrar no tema do marketing digital da indústria.

Por que investir em marketing digital é bom para a indústria?

Os clientes de um setor geralmente são analíticos e muito racionais, por isso faz sentido desenvolver estratégias de conversão e vendas – de acordo com o que aprendeu em uma faculdade de gestão de vendas, que visa especificamente esses públicos.

Com o avanço da internet, o uso de mídias digitais tornou-se uma abordagem mais direta e segura, o que possibilita:

  • Segmentar públicos-alvo específicos;
  • Analisar métricas;
  • Realizar testes A/B;
  • Reunir métricas para utilizar no desenvolvimento.

A digitalização não mudou apenas a forma como os produtos e serviços são comprados, mas também a maneira como são vendidos.

Ao implementar algumas estratégias, é possível aumentar a receita e alcançar resultados comerciais significativos.

Para conseguir sustentar o aumento de lucros, é importante realizar um curso de gestão financeira empresarial e ter pessoas especializadas na área no time para que os ganhos permaneçam.

Os benefícios do marketing digital para a indústria

O uso correto do marketing industrial para as necessidades de cada empresa pode aumentar muito o número de vendas.

Além disso, um dos maiores benefícios do marketing digital é que ele pode diferenciar sua empresa no mercado, permitindo que seus clientes e outras partes interessadas vejam o valor que seu setor oferece.

Como você pode saber cada clique que um usuário faz em sua página, de qual canal ele veio e para qual material ele converte, fica mais fácil entender as necessidades do seu público e segmentá-lo com base em seus interesses.

Por exemplo, se uma empresa deseja atrair novos estudantes para um curso de gestão financeira online, é possível criar conteúdos específicos para este perfil de pessoas.

Qual a importância do marketing digital para a indústria?

Como mencionamos acima, a digitalização é necessária. Verdadeiramente, uma obrigação para qualquer empresa com foco industrial ou B2C.

Para não perder competitividade, o marketing digital fornece as ferramentas certas para qualquer objetivo.

De qualquer forma, aumente sua presença online, alcance novos públicos, crie conteúdo, tenha uma boa gestão de recursos humanos para gerar profissionais motivados para divulgar sua marca, capture oportunidades de negócios e ganhe participação de mercado. Tudo é possível.

Onde e como o marketing digital é aplicado na indústria?

Para obter os melhores resultados em um ambiente digital, listamos as principais soluções e estratégias de marketing digital do setor. Saiba onde e como se inscrever:

  1. Torne-se uma loja virtual para outras indústrias

Pensando estrategicamente, os canais de vendas online podem influenciar as vendas e a representação oficial. Para isso, ele precisa ser eficiente.

Aqui, todas as regras de uma loja virtual se aplicam: os compradores esperam um site fácil de navegar. 

Isso significa que o e-commerce do seu setor deve se basear em uma boa arquitetura da informação e projetos de usabilidade para proporcionar uma experiência de compra positiva.

Para encontrar um bom formato, pesquise seus concorrentes e outros fornecedores que seus clientes possam ter. Dessa forma, você terá uma visão ampla do mercado de como funciona um site B2B.

  1. Capturar leads com Inbound Marketing

Observe que o conteúdo levantado no tópico anterior é inestimável, pois esclarece dúvidas e até resolve problemas. E se sua indústria pudesse obter alguns retornos?

Esse tipo de conteúdo não precisa ser cobrado em dinheiro, mas pode pedir informações importantes, como: nome, e-mail ou telefone.

Por exemplo, se você pesquisa por “formação gestão de pessoas a distanciana internet e acaba encontrando um e-book gratuito, é capaz que ele peça alguns dados pessoais.

Quem estiver disposto a usar informações que resolvam problemas e tirem dúvidas mostra claramente que o produto pode ser a solução. 

No entanto, fique atento às novas leis sobre captura, retenção e uso de dados. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor a partir de 2020, contém várias regras que se aplicam a quem usa essas informações. Vale a pesquisa!

  1. Cultive relacionamentos com E-mail marketing

Usando o gancho do tópico anterior, quando um prospect compartilha dados pessoais, nem sempre significa que ele está pronto, por exemplo, para ser abordado por sua equipe de vendas.

A partir da identificação dos passos, os leads continuarão a ser nutridos com informações, dicas e ofertas. Portanto, o e-mail marketing é uma ferramenta importante para construir e nutrir relacionamentos com clientes em potencial.

  1. Venda direta ao consumidor final

Algumas indústrias, principalmente as que fabricam bens de consumo, buscam formas de vender diretamente ao consumidor final. Com suas próprias lojas físicas ou virtuais, eles eliminam a necessidade de intermediários de varejo.

As estratégias de marketing digital para essas indústrias envolvem a criação de uma loja online. No entanto, este é um processo que requer muita atenção e seleção precisa.

Sabemos que gerenciar o e-commerce exige uma equipe. Por isso, é preciso começar agora a entender o que vale a pena terceirizar.

  1. Melhore a reputação da marca

Outro ponto em que o marketing digital na indústria é muito eficaz é a construção da reputação da marca. Algumas corporações não são conhecidas do público, o que pode dificultar o processo de venda direta ao consumidor final.

Existem também alguns produtos que são complexos e difíceis de serem explicados pelos revendedores. Existem também empresas que não têm uma boa reputação no mercado, por isso é fundamental saber que o marketing digital ajuda nestas áreas.

Uma das maneiras de melhorar a reputação da sua marca é através do gerenciamento de redes sociais. A partir da estratégia de comunicação corporativa dos canais próprios da marca, ela começou a se reformular.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 15 =