Sintomas TDAH em adultos – saiba mais sobre esse tema

Muitas pessoas pensam que o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade ou TDAH só é detectado em crianças e adolescentes. Na realidade, existem casos em que o TDAH pode ser diagnosticado em adultos. Então, como sabemos se a nossa desatenção é um sinal de TDAH? Para isso, é preciso conhecer os sintomas TDAH em adultos.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre os sintomas TDAH em adultos, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

Veja mais em saúde

Como é um adulto com sintomas TDAH?

Os adultos com TDAH têm frequentemente dificuldade em concentrar-se durante longos períodos de tempo. Além disso, em muitos casos, um adulto com TDAH também será facilmente distraído ou agirá sem pensar. 

Embora todos possamos sentir esses sintomas, a realidade é que as pessoas com TDAH veem frequentemente que muitas áreas das suas vidas são afetadas, quer se trate de estudar, trabalhar ou mesmo nas relações.

Na verdade, cerca de 2-3% dos adultos acabam sendo diagnosticados com TDAH. Normalmente, o TDAH aparece na infância e é precisamente na idade adulta que os sintomas melhoram. 

Felizmente, o TDAH pode ser tratado, melhorando muito os sintomas.

Quais são os sintomas TDAH em adultos?

Os adultos com TDAH sentem frequentemente os sintomas TDAH de uma forma mais sutil do que as crianças. Na verdade, muitos adultos nem sequer sabem que têm TDAH. Assim, os adultos com TDAH têm frequentemente os seguintes sintomas específicos:

  • Má gestão do tempo: um adulto com TDAH pode ter dificuldades em gerenciar seu tempo, encontrando-se incapaz de apresentar certas tarefas no devido tempo.
  • Distrações frequentes: Da mesma forma que para as crianças, um adulto com TDAH também tem distrações frequentes.
  • Desorganização: A desorganização pode afetar todos os aspectos da vida, quer se trate de relações, trabalho ou estudos.
  • Impulsividade: um adulto com TDAH também tem um comportamento impulsivo. Na verdade, em alguns casos, eles podem fazer ou dizer coisas sem pensar nas consequências.
  • Baixa autoestima: um dos sintomas TDAH mais comuns em adultos é a baixa autoestima. A razão é que esta desordem pode dificultar certas tarefas diárias, resultando numa sensação de incapacidade ou má autoimagem.
  • Falta de motivação: As pessoas com TDAH podem sentir falta de motivação devido à desorganização e aos problemas de atenção associados a esta desordem.
  • Fadiga: o estresse ou a ansiedade dos sintomas TDAH em adultos pode levar a uma sensação de fadiga constante.
  • Problemas de relacionamento: Os sintomas TDAH também afetam as relações. Na verdade, os adultos com TDAH podem se sentir culpados por algumas das atitudes sociais associadas ao TDAH.

Qual é o tratamento para o TDAH em adultos?

Há uma variedade de tratamentos que dão resultados favoráveis no caso do TDAH em adultos. O tratamento pode incluir principalmente terapia, medicação e até mesmo consulta de casal em caso de dificuldades de relacionamento.

A pesquisa sugere que a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é a abordagem mais útil para gerir os sintomas TDAH em adultos. Neste tipo de terapia, se ajuda o paciente a adquirir uma vasta gama de competências para reduzir o impacto do TDAH. 

Dicas para lidar com o TDAH na idade adulta

Além de consultar um terapeuta especializado em adultos com TDAH, eles podem gerir os sintomas do TDAH da seguinte forma:

  • Reduzir as distrações: Se precisar se concentrar numa tarefa, é importante tentar manter o seu espaço de trabalho livre de distrações.
  • Organizar-se: Para evitar a falta de motivação, ser bem organizado é essencial. Por isso, recomendamos a utilização de ferramentas de gestão do tempo, bem como pausas entre tarefas para atingir os seus objetivos.
  • Estabelecer objetivos: os adultos com TDAH podem estabelecer objetivos para se motivarem e organizarem melhor. Além disso, recomendamos que você estabeleça prioridades em suas tarefas diárias.
  • Usar estratégias de resolução de problemas: isso envolve definir os problemas que você está enfrentando, gerando soluções e tentando até encontrar o caminho certo.
  • Entender o seu problema: entender o que significa ter TDAH pode ajudar e muito no processo.

Um adulto com TDAH pode gerir todos os sintomas desta desordem com esforço e trabalho. É por isso que é muito útil ter um diagnóstico correto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + quinze =